Identidades Virtuais

Download Read Online Identidades Virtuais book
Author: Annateresa Fabris
Publisher: Editora UFMG
ISBN: 9788570414014
Size: 60.80 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 121

Identidades Virtuais by Annateresa Fabris


Original Title: Identidades Virtuais

Nesse livro, Annateresa Fabris analisa a construção, por meio da fotografia, de personagens sociais. Partindo da definição de virtual estabelecida pelo sociólogo Jean Baudrillard e da divisão feita pelo poeta e pensador Charles Baudelaire, que classifica o retrato em duas categorias - romance e história - a autora percorre e analisa as técnicas fotográficas criadas no século XIX e recicladas no XX. Tais técnicas, assim como a própria fotografia, teriam um papel bastante definido na sociedade - forjar identidades. Assim, o livro contém análises de obras de artistas que se propõem a uma leitura crítica do processo de representação do indivíduo.

Fotografia

Download Read Online Fotografia book
Author: Annateresa Fabris
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788531400230
Size: 16.79 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 3135

Fotografia by Annateresa Fabris


Original Title: Fotografia

O impacto da invenção da fotografia e seu desenvolvimento num quadro de transformações sociais e tecnológicas é o ponto de partida dos diversos estudos reunidos neste livro, que abordam tópicos como as dificuldades de legitimação artística da nova técnica, suas relações com os meios tradicionais de representação de imagens (como a pintura, o desenho e os diversos tipos de gravura) ou a utilização da reprodução fotográfica na imprensa ilustrada. A recepção da fotografia na sociedade do século XIX é considerada tanto no contexto europeu quanto em suas implicações no Brasil, associando à discussão teórica uma grande quantidade de informações históricas.

C Ndido Portinari

Download Read Online C Ndido Portinari book
Author: Annateresa Fabris
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788531403071
Size: 57.79 MB
Format: PDF, Kindle
View: 6976

C Ndido Portinari by Annateresa Fabris


Original Title: C Ndido Portinari

Neste livro, Annateresa Fabris apresenta ao leitor, em nove ensaios, toda a polêmica gerada pela obra de Portinari. Reunindo criteriosamente uma série de críticas de momento e de depoimentos do próprio pintor, a autora recupera as discussões estéticas e políticas suscitadas por este trabalho e que perpassaram o Brasil dos anos 30 aos 60. O livro traz reproduções das pinturas mais importantes do artista e, em estilo fluente e vivo, estabelece o confronto entre a visão de arte elaborada por Portinari e a recepção crítica de seu trabalho que foi, sem dúvida, um marco nas artes plásticas brasileiras.Annateresa Fabris é professora aposentada de História da Arte Contemporânea da ECA - USP.

Antonio Liz Rraga

Download Read Online Antonio Liz Rraga book
Author: Annateresa Fabris
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788587073181
Size: 45.16 MB
Format: PDF, Mobi
View: 6289

Antonio Liz Rraga by Annateresa Fabris


Original Title: Antonio Liz Rraga

Na análise crítica da obra de Antonio Lizárraga, Annateresa Fabris articula um quadro de questões teóricas que lhe permitem abordar a problemática das linguagens abstratas de tendência geométrica pelo prisma da repetição diferencial, da serialidade e da seqüência formal. Uma vez que Lizárraga é um artista que trafega numa mão dupla- arte e design- a autora discute a articulação desses dois aspectos de sua poética, sublinhando sua convergência estrutural e propondo um modelo de análise capaz de abarcá-los numa dimensão única de matriz projetual. Uma atenção particular é dedicada ao processo criador de Lizárraga, enfocando a partir das contribuições da Neurobiologia. O livro traz ainda uma análise da atividade poética do artista, que é confrontada com seu projeto plástico por pautar-se por uma concepção imagética de cunho surrealista.

Cr Tica E Modernidade

Download Read Online Cr Tica E Modernidade book
Author: Annateresa Fabris
Publisher:
ISBN:
Size: 31.19 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 4104

Cr Tica E Modernidade by Annateresa Fabris


Original Title: Cr Tica E Modernidade

Nas primeiras décadas do século XX, o debate crítico da América Latina não se centrou apenas em discussões estéticas, mas abarcou também a questão da criação de uma arte nacional e social. As problemáticas da modernização do campo artístico e/ou da emergência da questão nacional e social constituem a tônica das duas primeiras seções de 'Crítica e modernidade', nas quais são analisados aspectos do debate no Brasil e na Argentina. A terceira seção do livro traz algumas revisões de aspectos pontuais, tais como as relações da crítica com a produção das mulheres-artistas no final do século XIX, com as figuras de Oswaldo Goeldi e Antonio Bandeira, além de uma análise de Xul Solar à luz das teorias ocultistas de Aleister Crowley.

Arte Moderna

Download Read Online Arte Moderna book
Author: Annateresa Fabris
Publisher:
ISBN: 9788585597276
Size: 20.58 MB
Format: PDF, ePub
View: 7141

Arte Moderna by Annateresa Fabris


Original Title: Arte Moderna

'Arte Moderna' é um livro dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como, a professores e pesquisadores. O livro adotou um critério objetivo: teve como balizas, as principais bibliotecas de São Paulo, nas quais o leitor poderá encontrar boa parte dos títulos resenhados e entrar em contato com uma bibliografia que poderá ser aprofundada caso a caso.

Futurismo

Download Read Online Futurismo book
Author: Annateresa Fabris
Publisher:
ISBN:
Size: 22.61 MB
Format: PDF, Mobi
View: 6372

Futurismo by Annateresa Fabris


Original Title: Futurismo

Primeiro movimento dotado de uma ideologia global, estética e política ao mesmo tempo, o futurismo inova profundamente a práxis artística, ao lançar mão, de maneira agressiva, de técnicas derivadas da comunicação de massa, ao criar um código capaz de responder às exigências de uma sociedade profundamente transformada pelo artifício e pela mecanização. Estética da matéria e, contemporaneamente, projeto de uma sociedade transformada pela arte, o futurismo projeta em sua proposta de refundação total do universo as instâncias produtivas e antológicas da dinâmica industrial, cujos ritmos, cujas novas percepções deseja introduzir na obra de arte. É desta 'dimensão industrial' que brotam algumas das contradições do movimento de Marinetti - seus aspectos mais novos (estéticos), seus aspectos mais reacionários (políticos) -, aquela tensão entre revolução e manutenção do status quo, que não infirma, entretanto, seus êxitos positivos e a abertura de inúmeros caminhos para a arte do século XX.

Recent Books :